Educação Fundamental

Entrada no Ensino Fundamental, no ano em que a criança completa seis anos, revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita.
A série inicial do Fundamental de 9 anos, o 1º ano, contemplará a mesma proposta pedagógica da última série da Educação Infantil, bem como permanecerá no espaço destinado a este segmento. 
Crianças de 6 anos são as mesmas: mesmos anseios, potencialidades, vivacidade, plenas de imaginação e sonhos e autorizadas a conhecer tudo o que o mundo e a escola lhes reservam.
O Inst. de Ed. São Gonçalo está completamente adaptado às leis que estende o Ensino Fundamental para 9 anos.
Entretanto, independentemente da nomenclatura, o planejamento das ações pedagógicas precede qualquer modificação. 
Desse modo, o compromisso com a continuidade do trabalho educativo consistente e competente que concebe a organização do tempo e espaço de currículo, a partir do respeito ao desenvolvimento humano da criança, é nosso foco primordial.  
Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório amplia-se à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Fundamental I e, posteriormente, no Fundamental II.

Objetivos:

– Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio de leitura, da escrita e do cálculo;
– Compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que e fundamentam a sociedade;
– Desenvolver habilidades e competências, respeitando as diferenças (aspecto cognitivo);
– Incutir atitudes e valores para um bom convívio social e familiar (aspecto social);
– Oportunizar situações para que se acentuem os laços de afetividade, sociabilidade, senso crítico e cidadania (aspecto emocional);
– Criar condições favoráveis para o trabalho em equipe;

– Propiciar o relacionamento individual e em grupo.

 

O Ensino Fundamental abrange a sondagem de aptidões, a oferta de informações sobre o mundo do trabalho e a aquisição de habilidades, hábitos e atitudes, sendo mais enfatizadas nas  quatro últimas séries do curso.